"A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas de abrir portas fechadas” Ernst Fischer

QUEM SOMOS

CONTATO

 

 

 

Titulo: Fazendo Arte com a Matemática

2ª edição

Autoras:
Estela Kaufman Fainguelernt e Katia Regina Ashton Nunes

Editora: Penso

Número de Páginas: 128

Resumo: Já pensou em despertar o interesse dos alunos para a matemática de forma lúdica e criativa? Fazendo arte com a matemática apresenta diferentes leituras das obras mais marcantes de artistas como Dalí, Picasso e Mondrian, propondo atividades que integram matemática e arte, tornando as aulas muito mais ricas e interessantes. Em sua segunda edição, a obra traz um novo capítulo totalmente dedicado a obras de artistas brasileiros, valorizando o estudo da arte nacional na escola.

Sumário:

Introdução

Capítulo 1 – Matemática e arte: uma conexão

Capítulo 2 – Um olhar matemático no mundo das artes

Capítulo 3 – Jogando com Mondrian

Capítulo 4 – Refletindo Dalí

Capítulo 5 – Descobrindo o Concretismo e o Neoconcretismo

Anexos

Referências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoras: Estela Kaufman Fainguelernt e Katia Regina Ashton Nunes

Editora: Penso / Grupo A / Artmed

Número de Páginas: 160

Resumo: Este livro dialoga com o professor e sugere novas ideias e atividades para ele usar em sala de aula de forma a motivar seus alunos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática no ensino médio. (VEJA NO FINAL DA PÁGINA UMA RESENHA DO LIVRO FEITA POR Francisco Egger Moellwald, doutor em Educação Matemática e professor da Faculdade de Educação da UFRGS).

Sumário:

Apresentação

Capítulo 1 - Reflexões sobre o ensino da matemática

Capítulo 2 - Funções

Capítulo 3 - Transformações geométricas no plano

Capítulo 4 - Poliedros

Referências

RESENHA:

Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio tem seu foco no estudo e na aplicação de transformações geométricas a duas temáticas conceituais fundamentais da matemática escolar: funções e poliedros. O texto organiza-se em quatro capítulos, sendo que o primeiro dedica-se à análise de algumas propostas metodológicas em utilização no ensino médio e à apresentação da proposta das autoras. O segundo capítulo centra-se no estudo das funções afins e quadráticas. A introdução desses conceitos é feita de maneira qualitativa, conduzindo a intuição em situações do cotidiano. Uma noção abstrata de função segue a discussão de algumas atividades investigativas.

O terceiro capítulo é dedicado ao estudo das isometrias e da homotetia. Matrizes e números complexos são explorados por meio dessas transformações, sendo estabelecidas relações com as artes plásticas e a computação gráfica. O quarto capítulo ressalta a importância da geometria em termos históricos, epistemológicos e práticos, assim como seu papel integrador entre diversas áreas da matemática e de apoio à aprendizagem na escola, mostrando que, por meio da geometria, exploram-se aspectos como intuição, visualização, formalização, abstração e dedução. Também aborda representações e construções dos sólidos em estudo.

O livro apresenta um equilíbrio na opção por atividades investigativas e técnicas operacionais. Atentas à importância da memória no processo de recognição, as autoras privilegiam a interpretação e a habilidade para pesquisar, conjecturar, construir cooperativamente, transferir e elaborar conceitos para uso em diferentes situações-problema. Apresentam ainda variadas passagens abertas à intuição, à imaginação e à criatividade, com uma forte presença da arte no aprendizado de matemática, particularmente de geometria. É indicada a incorporação de recursos da tecnologia no dia a dia escolar, especialmente o uso de softwares de geometria dinâmica.

Cabe destacar a importância conferida pelas autoras à diversificação representacional dos conceitos centrais tratados no livro, vinculando expressões algébricas, gráficos, tabelas, diagramas, língua natural, escrita numérica, etc. Diversos exemplos e atividades investigativas sugerem a potência de um genuíno pensar matemático em um ambiente de geometria dinâmica.

Nessa obra, o professor é considerado um orientador da aprendizagem discente, aberto a novas formas de considerar o familiar ou o novo e de selecionar situações capazes de motivar ou captar as necessidades dos alunos. Ele é continuamente chamado a tornar efetivas as atividades propostas e fomentar a elaboração de outras, avaliando seu potencial educativo. Sua participação em uma proposta fundada em atividades investigativas implica ter contínua atenção quanto à elaboração de diferentes estratégias discentes, considerando um possível redimensionamento da variável tempo, já que não se trata da mera repetição de modelos dados a priori.

Francisco Egger Moellwald é doutor em Educação Matemática e professor da Faculdade de Educação da UFRGS.

Autoras: Estela Kaufman Fainguelernt e Katia Regina Ashton Nunes

Editora: Artmed

Número de Páginas: 80

Resumo: Este livro apresenta atividades direcionadas aos alunos do ensino fundamental e médio, as quais possibilitam transformar a sala de aula em um espaço de criação, diálogo, reflexão, descobertas e construção de conhecimentos.

Sumário:

Introdução

Capítulo 1 -
Luiz Sacilotto

Capítulo 2 - Alfredo Volpi

Capítulo 3 - Geraldo de Barros

Capítulo 4 - Abraham Palatnik

Capítulo 5 - Aluísio Carvão

Capítulo 6 - Nelson Leirner

Autoras: Estela Kaufman Fainguelernt e Katia Regina Ashton Nunes

Editora: Artmed

Número de Páginas: 96

Resumo: Com propostas inovadoras, as autoras, com muitos anos de vivência em sala de aula, trazem para o curso de matemática conhecimento, encantamento e beleza a partir da análise de obras de grandes artistas plásticos. Este livro sugere um grande número de atividades e convida professores e alunos a tecerem uma história com novos olhares e cores que pode nascer do casamento de duas importantes áreas: a matemática e a arte. Este livro tem por objetivo proporcionar aos professores do ensino fundamental e aos dos cursos de formação de professores subsídios para implementar atividades integradoras em sala de aula. Ele foi feito para ser aplicado com os alunos.

Sumário:

Introdução

Capítulo 1 - Alfredo Volpi

Capítulo 2 - Lygia Clark

Capítulo 3 - Vassily Kandinsky

Capítulo 4 - Romero Brritto

Capítulo 5 - Luiz Sacilotto

Capítulo 6 - Com a Arte aprendemos Matemática e formamos cidadãos no mundo.

Autoras: Estela Kaufman Fainguelernt e Katia Regina Ashton Nunes

Editora: Artmed

Número de Páginas: 126

Resumo: Este livro é um convite para o leitor abandonar velhas crenças e concepções em relação à matemática. Não somente professores e estudantes tirarão proveito desta obra, mas também qualquer pessoa que tenha interesse em derrubar barreiras que a impediram de conhecer melhor a matemática.

O livro apresenta, de forma prática, diferentes leituras sobre as obras mais marcantes de pintores como Salvador Dali, Piet Mondrian, Pablo Picasso, entre outros, propondo atividades que integram a arte e a matemática em sala de aula.

Sumário:

Introdução

1 - Matemática e arte: uma conexão

2 - Um olhar matemático no mundo das artes

3 - Jogando com Mondrian

4 - Refletindo Dalí

Introdução

Matemática e arte: uma conexão

Um olhar matemático no mundo das artes

Jogando com Mondrian

Refletindo Dalí

Titulo: Educação Matemática-Representação e Construção em Geometria

Autora: Estela Kaufman Fainguelernt

Editora: Artmed

Número de Páginas: 226

Resumo: Este livro possibilita a compreensão de como se realizam as diferentes etapas da construção do conhecimento, de forma não-linear, e leva ao questionamento das representações mentais implícitas na construção dos conceitos geométricos dos alunos.

Sumário:

Introdução

Capítulo 1 - Fundamentos Teóricos

Capítulo 2 - Visualização e Representação

Capítulo 3 - Sujeitos e Conteúdos

Capítulo 4 - Estudo de Casos

Capítulo 5 - Construção do Conhecimento

LIVROS QUE ESTÃO EM  DIFERENTES EDITORAS PARA ANÀLISE E EVENTUAL PUBLICAÇÃO:

Matemática também se aprende com Tarsila do Amaral

Livro paradidático  que dialoga com alunos do 1º ao 6º ano do ensino  fundamental.

Nele convidamos os alunos para conhecerem um pouco sobre a vida da grande artista brasileira Tarsila do Amaral, e  se aventurarem pelas belíssimas paisagens do campo e da cidade que foram retratadas em suas obras. No livro são propostas várias atividades que envolvem diferentes áreas do conhecimento: matemática, geografia, ciências, arte e língua portuguesa. Lendo, brincando e criando, os alunos começarão a enxergar a Matemática com outros olhos, olhos “saborosos”, curiosos e criativos, olhos de artista.

Formas, Números e Brincadeiras em Portinari e em Ivan Cruz

Livro paradidático  que dialoga com alunos do 1 ao 6 ano do ensino  fundamental.

Nele os alunos irão conhecer um pouco das vidas de Cândido Portinari e Ivan Cruz e se deliciar com algumas das obras desses mestres da pintura brasileira, além de conhecer muitas brincadeiras infantis.Os alunos terão ainda a oportunidade de identificar a beleza da Matemática e verificar que podemos aprender Matemática, brincando.