Autoras:
Estela Kaufman Fainguelernt e Katia
Regina Ashton Nunes
Editora:
Penso / Grupo A / Artmed
Número de Páginas: 160
Resumo: Este livro
dialoga com o professor e sugere novas ideias e atividades para ele
usar em sala de aula de forma a motivar seus alunos no processo de
ensino e de aprendizagem da matemática no ensino médio. (VEJA NO
FINAL DA PÁGINA UMA RESENHA DO LIVRO FEITA POR Francisco Egger
Moellwald, doutor em Educação Matemática e professor da Faculdade de
Educação da UFRGS).
Sumário:
Apresentação
Capítulo 1 - Reflexões sobre o ensino da matemática
Capítulo 2 - Funções
Capítulo 3 - Transformações geométricas no plano
Capítulo 4 - Poliedros
Referências
RESENHA:
Matemática: práticas
pedagógicas para o ensino médio tem seu foco no estudo e na
aplicação de transformações geométricas a duas temáticas conceituais
fundamentais da matemática escolar: funções e poliedros. O texto
organiza-se em quatro capítulos, sendo que o primeiro dedica-se à
análise de algumas propostas metodológicas em utilização no ensino
médio e à apresentação da proposta das autoras. O segundo capítulo
centra-se no estudo das funções afins e quadráticas. A introdução
desses conceitos é feita de maneira qualitativa, conduzindo a
intuição em situações do cotidiano. Uma noção abstrata de função
segue a discussão de algumas atividades investigativas.
O terceiro capítulo é
dedicado ao estudo das isometrias e da homotetia. Matrizes e números
complexos são explorados por meio dessas transformações, sendo
estabelecidas relações com as artes plásticas e a computação gráfica.
O quarto capítulo ressalta a importância da geometria em termos
históricos, epistemológicos e práticos, assim como seu papel
integrador entre diversas áreas da matemática e de apoio à
aprendizagem na escola, mostrando que, por meio da geometria,
exploram-se aspectos como intuição, visualização, formalização,
abstração e dedução. Também aborda representações e construções dos
sólidos em estudo.
O livro apresenta um
equilíbrio na opção por atividades investigativas e técnicas
operacionais. Atentas à importância da memória no processo de
recognição, as autoras privilegiam a interpretação e a habilidade
para pesquisar, conjecturar, construir cooperativamente, transferir
e elaborar conceitos para uso em diferentes situações-problema.
Apresentam ainda variadas passagens abertas à intuição, à imaginação
e à criatividade, com uma forte presença da arte no aprendizado de
matemática, particularmente de geometria. É indicada a incorporação
de recursos da tecnologia no dia a dia escolar, especialmente o uso
de softwares de geometria dinâmica.
Cabe destacar a
importância conferida pelas autoras à diversificação
representacional dos conceitos centrais tratados no livro,
vinculando expressões algébricas, gráficos, tabelas, diagramas,
língua natural, escrita numérica, etc. Diversos exemplos e
atividades investigativas sugerem a potência de um genuíno pensar
matemático em um ambiente de geometria dinâmica.
Nessa obra, o
professor é considerado um orientador da aprendizagem discente,
aberto a novas formas de considerar o familiar ou o novo e de
selecionar situações capazes de motivar ou captar as necessidades
dos alunos. Ele é continuamente chamado a tornar efetivas as
atividades propostas e fomentar a elaboração de outras, avaliando
seu potencial educativo. Sua participação em uma proposta fundada em
atividades investigativas implica ter contínua atenção quanto à
elaboração de diferentes estratégias discentes, considerando um
possível redimensionamento da variável tempo, já que não se trata da
mera repetição de modelos dados a priori.
Francisco Egger
Moellwald é doutor em Educação Matemática e professor da Faculdade
de Educação da UFRGS. |